Tratamento Para dor Lombar: o Pilates Como Alternativa

O método Pilates é composto por um conjunto de exercícios criados por Joseph Pilates. Ele propõe a cura e o autoconhecimento através do movimento. A modalidade pode ser realizada no solo ou em equipamentos, e seu repertório vasto vai desde a reabilitação ao condicionamento físico.


O repertório do método tem como objetivo fortalecer a musculatura profunda do tronco, promover estabilidade e mobilidade, reeducar o movimento, melhorar a consciência corporal, realizar uma conexão do corpo e mente e, assim, estimular o corpo como um todo.
Os princípios são imprescindíveis na aplicação do método, pois garantem a efetividade do mesmo durante a realização dos exercícios. São eles: concentração, respiração, controle, fluidez, precisão e centro.


músculos profundos do tronco. Muito se tem discutido acerca da estabilização segmentar, que traz eficácia no tratamento se empregada no momento correto.
Ainda, o Pilates também promove, através do crescimento axial e realinhamento postural, o aumento dos espaços intervertebrais. Isso contribui para diminuição da dor em pacientes nos quais esses espaços diminuíram e promoveram compressão neural.


Os efeitos do Pilates no tratamento para dor lombar


Estudos relatam inúmeros efeitos do método Pilates na dor lombar. Dentre eles, os mais citados são:
⦁ Diminuição da dor lombar;
⦁ Melhora da capacidade funcional;
⦁ Impactos positivos na qualidade de vida;
⦁ Melhora da postura, equilíbrio, flexibilidade e resistência muscular.


Ainda, é importante pontuar que não existem protocolos para o tratamento para dor lombar: a avaliação adequada é que fornecerá os dados necessários para que o terapeuta dite condutas a serem adotadas para cada caso específico e em que momento elas devem ser empregadas.